quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Professores da África do Sul virão a Ilhéus

O Programa Educação Global, do Instituto Nossa Senhora da Piedade, será oficializado com mais uma escola da rede mundial das Ursulinas.

A chagada da equipe de quatro professores do Brescia House Scooll, situada em Johnnesburg, a Ilhéus, nesta sexta-feira  oficializa o programa de intercambio “Educação Global” do Instituto Nossa Senhora da Piedade, desta vez com a escola rede mundial das Ursulinas, na África do Sul.
O grupo vem conhecer Ilhéus e região para definir o roteiro que farão os estudantes sul africanos integrantes do programa.
Participam da comitiva a diretora do Brescia House Scooll, professora Benedikte Margrethe Nott, a biologa Dawn Giangregorio; a professora de Geografia Heather Elizabeth Rutherford e o professor de História Kevin Alfred Garcia. O primeiro contato com a realidade ilheense será sexta-feira, às 16 horas, quando os professores sul-africanos participam de um “lanche cultural” com os colegas do Instituto Nossa Senhora da Piedade.
De acordo com o coordenador do “Programa Educação Global” professor Ramayana Vargens, “Johnnesburg é uma cidade situada no interior da África do Sul, está a cerca de seis mil metros acima do nível do mar e com um clima estilo do cerrado. É interessante que professores e os estudantes, quando estes vierem a Ilhéus, possam conhecer bem a nossa biologia marinha, a biodiversidade regional e a cultura local”.
Com esse objetivo, sábado (26) os professores irão a Barra Grande e no domingo conhecerão as ilhas da baia de Camamú. Segunda-feira (28), eles visitam a Creche Cecam (mantida pelo Instituto Nossa Senhora da Piedade), na Vila Lídia e depois farão um city para conhecer detalhadamente a cidade de Ilhéus. Terça-feira (01), irão a Ceplac, Cepec e a uma fazenda de cacau. Quarta-feira (02) vão conhecer Itacaré, Serra do Condurú e cachoeira do Tijuípe. Quinta-feira(03), último dia do grupo em Ilhéus, tomam café da manhã com os colegas do Instituto Nossa Senhora da Piedade.
O programa 

Foi à irmã Georgina Costa, quando dirigiu o Instituto no período 1990/98, quem implantou o “Programa Educação Global” em 1996. O programa foi retomado quando a religiosa retornou a direção da escola em 2006, após o deixar o cargo de Provincial da Ordem das Ursulinas, no Brasil.
O primeiro grupo de 14 alunos foi à Europa em 1996. Em 2007, 19 alunos que visitaram Dallas, nos Estados Unidos, consolidando o Programa que já se desenvolve na rede mundial de escolas das Ursulinas em três continentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário