quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Associação Comercial sai em defesa do porto de Ilhéus

Numa reunião oportizada pela Associação Comercial de Ilhéus (ACIlheus), no último dia 17, com usuários do porto e representantes da Codeba (Companhia das Docas do Estado da Bahia), sobre a necessidade de dragagem de manutenção do canal de acesso, área de manobra e outras áreas do Porto de Ilhéus, o deputado federal Geraldo Simões se comprometeu em solicitar do IBAMA a agilização da licença para o inicio da obra.


A dragagem de manutenção vai permitir que o calado (profundidade) do porto volte aos 10 metros. Atualmente, em consequência do assoreamento, a profundidade caiu para 9,30 metros dificultando as operações dos navios. Todo o projeto de dragagem com a documentação exigida para a obtenção da licença simplificada a Codeba já foi encaminhou ao IBAMA, em Brasília.

Segundo o presidente da Associação Comercial, o empresário Nilton Cruz, “tanto a Cedeba, como a comunidade portuária, vinha tentando a liberação da licença. O empenho do deputado Federal junto às autoridades e setores competentes será fundamental para que as dragas iniciem a retirada do material acumulado no fundo do mar e permita atracação de navios com maior calado no Porto de Ilhéus”.

O Deputado Geraldo Simões, garantiu para os próximos dias a liberação da licença simplificada do IBAMA, com essa finalidade ele já estabeleceu contatos com os setores competentes. De acordo com o coordenador de Gestão Portuária da Codeba, em Ilhéus, Eduardo Melquiades Silva, “os recursos para a obra são oriundos do orçamento da Codeba”

Melquides explica, também, que “o porto de Ilhéus, hoje é o principal exportador de grãos da Bahia, oferece reais oportunidades de investimento, com capacidade de movimentação de um milhão de toneladas de carga por ano e com uma grande expectativa de crescimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário